NOTÍCIAS - 30/01/2026

COE cobra transparência do Santander sobre diversidade e segurança

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu com a direção do Santander nesta quarta-feira (28/1), para retomada da mesa de negociação sobre diversidade e segurança bancária. A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe foi representada pelo diretor Francisco André Vieira.

Na reunião, o banco apresentou suas iniciativas voltadas à diversidade, com foco em ações de letramento, formação e comunicação. Os dirigentes sindicais, no entanto, cobraram maior acesso dos trabalhadores às ferramentas e materiais disponibilizados pela empresa, para que seja possível ampliar o conhecimento, promover o debate e propor melhorias nos programas existentes.

Os representantes dos trabalhadores reivindicaram ainda a apresentação dos números detalhados do banco relacionados à questão racial. A COE cobrou mais transparência, especialmente em relação à quantidade de empregados negros e à distribuição desses trabalhadores nos diferentes cargos e áreas da empresa.

O movimento sindical reforçou ainda a cobrança por mais transparência do Santander nas ações para garantir a diversidade. Uma das reivindicações é a divulgação dos dados do Censo da Diversidade, bem como, o compartilhamento com os sindicatos das cartilhas mencionadas pelo banco sobre letramento racial, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+.

Ficou acertada a retomada da mesa de diversidade após o fechamento e a ampla divulgação do Censo Diversidade 2025.

Segurança

A segunda pauta da reunião foi a segurança bancária. O Santander apresentou dados referentes a 2025, destacando que não houve registros de sequestros no período. Segundo o banco, os casos de roubo ocorreram, em sua maioria, na modalidade qualificada, geralmente durante a madrugada.

Ainda de acordo com as informações apresentadas, 100% dos funcionários passaram por capacitação na área de segurança e houve uma redução de 99% nas perdas relacionadas a ocorrências.

 

Fonte: FEEBBASE

Compartilhe