NOTÍCIAS - 04/09/2025

Sindicalistas realizam 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro

O movimento sindical segue em constante processo de formação para atender a todos os segmentos da categoria. No próximo dia 26 de setembro, será realizado em São Paulo o 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro, organizado pela Contraf. Cada federação poderá inscrever dois dirigentes para participar.

O objetivo do Seminário é ampliar a capacidade das entidades sindicais de defender as demandas das pessoas com deficiência (PCDs), garantindo acesso ao mercado de trabalho, oportunidades de ascensão profissional e condições de trabalho acessíveis e inclusivas.

Programação

26 de setembro – Sexta-feira

14h – Mesa 1: Abertura

15h – Mesa 2: Saúde, Esporte e Representatividade

  • 15h às 15h10: A Representatividade da Pessoa com Deficiência – Isaías Dias (Diretor da Afubesp, membro do Coletivo PCD e representante no Conade)

  • 15h10 às 15h20: Saúde da Mulher com Deficiência – Sandra Ramalhoso (PSOL)

  • 15h20 às 15h30: Esportes para PCD – José Roberto Santana (Diretor do Seeb-SP e membro do Coletivo PCD)

  • 15h30 às 15h40: Ju-Jitsu Adaptado (Demonstração/Relato) – José Carlos dos Santos Alves

16h – Mesa 3: Educação, Direitos e Combate à Desinformação

  • 16h às 16h30: Terminologia, Letramento sobre Deficiência e Educação Inclusiva – Carlos Maciel

  • 16h30 às 17h: Direitos da Pessoa Autista – Larissa Argenta

  • 17h às 17h20: Desinformação e Fake News sobre a Pessoa Autista – Ergon Cugler

17h30 às 18h – Debate e perguntas da plenária
18h – Considerações finais da organização

19h às 23h – Atividade cultural: Show “Sons da Democracia”, com a Banda X (integrantes PCDs)

Compartilhe