Sindicato solicita antecipação da primeira parcela da PLR dos bancários

Como ocorre todos os anos, o movimento sindical enviou solicitação formal aos bancos para antecipar o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Pela regra, o crédito pode ser feito até 30 de setembro, mas o pedido é para que os trabalhadores recebam antes da data limite.
A PLR, conquista histórica dos bancários, é paga em duas parcelas. A primeira deve ser quitada até o fim de setembro e a segunda é liberada após a consolidação do lucro líquido dos bancos em 2025, com prazo máximo até 1º de março de 2026.
Mais do que um direito, a PLR representa o reconhecimento do esforço dos bancários, que enfrentam metas abusivas, sobrecarga de trabalho, demissões e adoecimento para garantir os resultados bilionários das instituições financeiras.
Além disso, o pagamento cumpre um papel social relevante: todos os anos, injeta bilhões de reais na economia, movimenta o comércio, gera renda e contribui para o desenvolvimento do país. Um exemplo de como a luta da categoria beneficia não apenas os trabalhadores, mas toda a sociedade.
Senadores propõem redução gradativa d...
Manual de um golpe fracassado