NOTÍCIAS - 21/08/2025

BB lança protocolo de apoio às bancárias vítimas de violência

O Banco do Brasil lançou nesta terça-feira (19/8) um Protocolo de Atendimento para apoiar as funcionários em casos de Violência Doméstica e Familiar. O protocolo inclui a Cartilha de Prevenção à Violência Doméstica e estabelece um canal específico na Gepes Atendimento, pelo telefone 4003-5291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com equipe capacitada para orientar bancárias sobre medidas externas e internas de proteção.

O canal oferece acolhimento e suporte para romper o ciclo de violência, além de medidas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como transferência de local de trabalho, alternância de horários e mudança do regime presencial para teletrabalho ou vice-versa. Também garante encaminhamento para acompanhamento psicológico e médico da Cassi, além de auxílio deslocamento para idas a delegacias ou serviços públicos especializados. A autonomia da mulher é sempre respeitada, permitindo que cada bancária escolha quais caminhos seguir.

Já a cartilha informa sobre os diferentes tipos de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – e detalha os passos após a denúncia, com os possíveis caminhos, como a concessão das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o eventual registro do boletim de ocorrência, acompanhamento pelo sistema de justiça, acesso à Defensoria Pública e aos serviços públicos especializados. Também orienta sobre canais externos de denúncia, como Delegacias da Mulher, Defensorias Públicas, Núcleo Judiciário da Mulher e emergência policial (190).

A adoção deste protocolo é uma conquista importante da luta dos bancários contra a violência contra a mulher. Em 2020, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do banco implantou medidas de apoio que hoje estão consolidadas no protocolo. Com esse canal, fica garantidos o acolhimento especializado, integração com a Cassi e acompanhamento seguro. Estes são avanços importantes que vão ajudar muito às bancárias a vencer a violência.

 

Fonte: FEEBBASE

 
 

Compartilhe