Ações trabalhista por burnout crescem em 2025

O adoecimento mental vem crescendo entre os trabalhadores brasileiros, com reflexos nas ações trabalhistas. Nos primeiros quatro meses de 2025, as ações na Justiça do Trabalho por síndrome de burnout cresceram 14,5%, em comparação a 2024. Foram 4.585 casos de janeiro a abril de 2024 e 5.248 no mesmo período deste ano.
A síndrome de burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Estas são características muito presentes no ambiente de trabalho dos bancos, onde há uma grande pressão pelo cumprimento de metas, muitas vezes inatingíveis, e apelo constante à competição entre os bancários. Isso explica por que a categoria é uma das que mais adoecem mentalmente no país.
O problema precisa ser enfrentado. Por isso, o movimento sindical cobra constantemente dos bancos uma mudança no modelo de gestão, com ações concretas para proteger a saúde dos trabalhadores do setor.
Fonte: FEEBASE
Santander é acusado de financiar desm...
Automação sem direitos é retrocesso
Relatório da Cassi é aprovado