NOTÍCIAS - 09/02/2026

Movimento sindical garante antecipação da PLR no Itaú, Santander e BNB

Após cobranças e acompanhamento do movimento sindical, os bancários do Itaú, do Santander e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) terão o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) antecipado para fevereiro. A confirmação das datas atende ao que está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que garante o pagamento até o limite legal, e representa mais uma vitória da luta organizada dos trabalhadores.

 

No Itaú Unibanco, o banco confirmou que a segunda parcela da PLR referente ao exercício de 2025 será paga no dia 27 de fevereiro, com os valores ajustados após o adiantamento realizado no segundo semestre de 2025. A definição da data ocorreu após diálogo e reivindicação das entidades representativas da categoria para que o pagamento fosse feito dentro do prazo adequado.

 

No Santander Brasil, também no dia 27 de fevereiro, os trabalhadores receberão a segunda parcela da PLR, juntamente com a folha salarial de fevereiro, a remuneração semestral (PPE) e o Programa Próprio de Resultados Santander (PPRS), com parcela adicional definida pelo banco para este ano. A negociação com o movimento sindical garantiu que a data fosse mantida de forma a respeitar os direitos conquistados pelos bancários.

 

No BNB, após solicitação formal das entidades sindicais e da Comissão Nacional dos Funcionários do banco, a direção confirmou a antecipação do pagamento da PLR para o mês de fevereiro, condicionada ao pagamento dos dividendos aos acionistas, que devem ocorrer no final de fevereiro. A conquista é importante especialmente para os funcionários do BNB, que historicamente eram os últimos a receber o benefício, e foi confirmada na mesa permanente de negociação com o movimento sindical.

 

Compartilhe