NOTÍCIAS - 09/09/2025

Itaú das mil demissões

Pelo grande número de uma só vez, as cerca de mil demissões anunciadas pelo Itaú - o total exato ainda é desconhecido - surpreendem a opinião pública em nível nacional, despertam revolta na sociedade e elevam a preocupação no movimento sindical bancário por revelarem um processo de radicalização irresponsável na política do banco de fechamentos frequentes de agências com muitas dispensas.

Embora tenha alcançado lucro líquido de R$ 41,4 bilhões ano passado e R$ 22,6 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano, o Itaú, no período de dezembro de 2014 e junho de 2025,  fechou 2.031 agências e de março de 2011 a junho de 2025 já são 18.247 postos de trabalho extintos. A prática se repete em outros bancos, o que reafirma a total irresponsabilidade social do sistema financeiro, do rentismo, setor mais lucrativo da economia nacional, disparadamente.

As argumentações do Itaú para explicar as cerca de mil demissões, todas de bancários em trabalho remoto ou híbrido, são estapafúrdias, não apontam critérios objetivos para sustentar a tal “baixa produtividade” alegada pelo banco para tentar justificar as dispensas.

Evidentemente, o movimento dos trabalhadores bancários não vai aceitar passivamente tamanha arbitrariedade e já está tomando as medidas políticas e até legais para reverter as demissões. Com certeza, luta não faltará.

 

Fonte: SEEBBA

Compartilhe