NOTÍCIAS - 05/08/2025

Grupo quer responsabilizar redes por golpes financeiros

O grupo de trabalho do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável) criado pelo governo para baratear o custo de crédito no Brasil, divulgou proposta para responsabilizar as redes sociais e as big techs por danos financeiros gerados a consumidores e instituições, no caso de notícias falsas e uso das plataformas para fraudes e golpes. Atualmente, qualquer pessoa pode promover publicidades on-line sem a verificação do que está sendo anunciado. 

 

Os integrantes do GT apontaram que um dos principais mecanismos utilizados por golpistas para fraudar a compra de produtos de crédito são os canais de comunicação em massa com a população. De acordo com o grupo, criminosos induzem as vítimas a clicarem em links indevidos e desta forma acessam dados pessoais e bancários, pois assumem o controle dos dispositivos.

 

A proposta foi aprovada com unanimidade e a pretensão é de que seja entregue ao presidente Lula ainda nesta terça-feira (05/08).

 

Fonte: SEEBBA

Compartilhe