Fenaban discute IA com bancários

O Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe participaram, nesta segunda-feira (28/07), em São Paulo, de reunião com o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para a mesa de “Negociação Nacional Bancária sobre Novas Tecnologias, como a Inteligência Artificial, e a Atividade Bancária”.
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), um em cada quatro empregos será impactado, em algum grau, pelo uso da IA (Inteligência Artificial) generativa. A maioria dos postos expostos a estas tecnologias será transformada, exigindo políticas efetivas de qualificação e requalificação profissional. O SBBA reforça que esta transição não pode acontecer à revelia dos trabalhadores, nem ser guiada apenas pela lógica do lucro das instituições financeiras.
O presidente do SBBA, Elder Perez, reafirmou a importância de manter a mesa de negociação permanente, como espaço fundamental para discutir as preocupações da categoria e construir coletivamente caminhos que protejam os direitos dos trabalhadores frente às mudanças digitais.
Na Consulta Nacional dos Bancários 2025, a maioria expressiva da categoria apontou que os ganhos de produtividade obtidos com os avanços tecnológicos devem ser revertidos em valorização profissional, com aumento real de salário e redução da jornada de trabalho para quatro dias semanais, sem corte de salários.
A categoria também quer transparência no uso da IA dentro das instituições, especialmente em relação à vigilância dos trabalhadores, aos critérios de contratação e promoção, e à crescente desumanização nos processos de desligamento.
Fonte: SEEB - BA
Menos empregos e mais adoecimento ent...
Sindicato cobra fim do assédio e revi...