NOTÍCIAS - 28/07/2025
Após anos de luta sindical, Previc aprova nova Tabela PIP

Em mais uma importante conquista do movimento sindical bancário, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou, no último dia 23 de julho de 2025, a nova Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante) do plano Previ Futuro. A medida representa um avanço histórico para os associados, que agora poderão contar com regras mais justas e que valorizam a contribuição previdenciária ao longo da carreira no Banco do Brasil.
A aprovação é resultado de uma longa jornada de luta e articulação das entidades representativas dos bancários. Desde 2018, os representantes eleitos da Previ apresentavam a proposta às instâncias superiores, com apoio dos sindicatos e federações. A pauta foi incorporada à Campanha Nacional dos Bancários de 2022 e, ao longo dos anos seguintes, passou por diversas etapas de tramitação. Foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Previ em janeiro de 2024, recebeu aval do Banco do Brasil em abril e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) em maio de 2025. A chancela da Previc encerra o processo formal de aprovação.
A Tabela PIP define o índice que regula a contribuição adicional 2B, uma das formas de aumentar a reserva individual do participante, sempre com contrapartida igual por parte do banco. Antes, o sistema exigia que o participante acumulasse uma pontuação elevada ao longo de vários anos para acessar alíquotas de contribuição mais altas. Com a nova tabela, o tempo para atingir os percentuais mais vantajosos foi significativamente reduzido. Isso significa que mais trabalhadores terão a possibilidade de contribuir com percentuais maiores logo no início da carreira, fortalecendo sua poupança previdenciária.
A mudança beneficia diretamente cerca de 63 mil associados do Previ Futuro, sendo que mais de 17 mil deles poderão, de imediato, fazer uso da contribuição 2B com a respectiva contrapartida do banco. A expectativa é de que a nova tabela traga um impacto positivo tanto na valorização da aposentadoria futura quanto na ampliação do patrimônio previdenciário dos participantes. Além disso, ao elevar o valor das contribuições, os associados também aumentam sua base de dedução no Imposto de Renda, gerando economia no presente e segurança no futuro.
NOTÍCIAS - 31/07/2025
Fenaban discute IA com bancários
NOTÍCIAS - 31/07/2025
Plebiscito Popular: o povo quer decid...
NOTÍCIAS - 31/07/2025
Conferência Nacional define as priori...