NOTÍCIAS - 21/05/2025

Lucro do Mercantil do Brasil foi de R$ 241 milhões no 1º trimestre

O Banco Mercantil do Brasil registrou um Lucro Líquido Contábil de R$ 241 milhões no primeiro trimestre de 2025, o que representante um aumento de 17,6% em relação ao trimestre anterior e de 46,1% em relação ao mesmo período de 2024. Assim, o banco segue sua trajetória de crescimento consecutivos dos lucros, quem vem desde o segundo trimestre de 2023, quando ultrapassou a marca dos R$ 100 milhões.

O desempenho do trimestre foi impulsionado principalmente pela alta nas receitas com operações de crédito (+25,6%), resultados com títulos e valores mobiliários (+104,9%) e crescimento das receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias (+26,9%). A rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE) alcançou o patamar de 46,4%, com alta de 11,7 pontos percentuais (p.p.) em doze meses – um índice bastante elevado mesmo para os padrões do setor bancário.

Os ativos totais do banco cresceram 32,9% em relação a março de 2024, chegando a R$ 27,1 bilhões. A carteira de crédito, que representa quase 70% dos ativos, atingiu R$ 19 bilhões, com destaque para o crédito consignado, que subiu 42% e chegou a R$ 12,1 bilhões, e o crédito pessoal, com alta de 26%, somando R$ 2,6 bilhões.

Outro destaque do período foi o avanço na digitalização: 78% das operações de crédito foram originadas por canais digitais, demonstrando a estratégia do banco em investir em tecnologia para ampliar sua atuação.

Aumento de receitas e clientes

As receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias totalizaram R$ 202,7 milhões, crescimento de 26,9% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Já as despesas de pessoal, incluindo a PLR, somaram R$ 181,8 milhões, com alta de 21,5%. Com isso, o índice de cobertura dessas despesas pelas receitas com tarifas ficou em 111,5%.

O Mercantil encerrou o trimestre com 3.588 funcionários e estagiários, número que representa a criação de 225 postos de trabalho em 12 meses. Também foram abertas 16 novas unidades, totalizando 313 pontos de atendimento em março de 2025. A base de clientes cresceu em 800 mil, atingindo 9 milhões de pessoas.

 

Fonte: FEEBBASE

Compartilhe