NOTÍCIAS - 07/05/2025

COE critica Bradesco por fechamento de agências

Diversidade, segmentação, fechamento de unidades, emprego e condições de trabalho foram os principais temas em discussão na rodada de negociação entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do Bradesco, realizada nesta terça-feira (6/5), na sede do banco, em Osasco (SP).

No encontro, o banco apresentou o seu programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, estruturado com base em dois eixos: princípios e pilares. Os princípios são equidade de oportunidade, educação para inclusão e engajamento. Já os pilares contemplam as frentes de gênero, étnico-racial, pessoas com deficiência (PCD), população LGBTQI+ e, mais recentemente, longevidade.

A COE considerou a iniciativa importante, pois está de acordo com o que vem sendo negociado na mesa de Igualdade de oportunidades com a Fenaban. A Comissão vai cobrar a efetividade na implementação do programa.

Na reunião, os representantes dos funcionários demonstraram também uma grande preocupação com o emprego e o encerramento de unidades de atendimento, como agências, postos avançados (PAs) e unidades de negócios. O banco alegou que passa por um processo de recuperação e redimensionamento de estruturas, impulsionado pela evolução tecnológica. Disse ainda que apenas 2% das transações são realizadas de forma presencial e que a nova segmentação vai gerar novos empregos.

Nova segmentação

O Bradesco detalhou ainda a restruturação do atendimento e a nova divisão de clientes pessoas físicas, que serão divididos em: Massificado: com renda mensal de até R$ 8 mil; Prime: renda entre R$ 8 mil e R$ 25 mil ou investimentos entre R$ 50 mil e R$ 300 mil; Principal: renda acima de R$ 25 mil ou investimentos a partir de R$ 300 mil; e Private: valores superiores aos atendidos no segmento Principal. Segundo o banco, essa segmentação vai gerar 3.200 novas vagas no Principal — sendo 2 mil destinadas a cargos de gerência — e 600 novos postos no Massificado. Afirmou-se ainda que o desempenho continua sendo um critério importante e que a exigência do banco subiu na avaliação dos trabalhadores.

No segmento empresarial, o Bradesco também passou por ajustes: Bradesco Empresas e Negócios: atende do MEI até empresas com faturamento de R$ 3 milhões; Plataformas Empresas: faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 50 milhões; e Corporate Bank: empresas com faturamento acima de R$ 50 milhões. O banco ressaltou que essas mudanças também estão gerando novas oportunidades para os funcionários.

Outros temas

 

A COE questionou a campanha de incentivo ao uso dos canais digitais e a criação de dificuldades para o saque de dinheiro. O Bradesco afirmou que é uma campanha de sensibilização, não há impedimento de saque em espécie e que a queda no uso dos caixas se deve ao aumento do uso do Pix. Completou, no entanto, que irá revisar os casos relatados.

A Comissão cobrou também o reajuste do o valor pago por quilômetro rodado aos gerentes em visita, além de medidas para controle de jornadas dos gerentes de relacionamento Empresas.

“Foi uma reunião produtiva, a apresentação do Programa de Diversidade é uma iniciativa interessante e iremos cobrar efetividade nessas políticas. Na questão do fechamento de agências, há uma preocupação muito grande, porque o banco mira realmente uma recuperação no mercado com esse planejamento estratégico, que pressupõe, fazer fechamento mesmo de agências, fazer a migração por digital do cliente massificado, que é aquela clientela do varejo. Esse objetivo do Bradesco pressupõe consequências muito ruins para a categoria bancária e para a sociedade. O movimento sindical precisa se organizar de forma a resistir a esse avanço do fechamento de agências e demissões”, ressaltou o diretor do Sindicato da Bahia Ronaldo Ornelas, que integra a COE Bradesco.

 

Fonte: FEEBBASE

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