NOTÍCIAS - 16/04/2025
Santander cresce em lucro e corta em direitos

Na manhã desta quarta-feira (16/04), o Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou uma manifestação em frente a agência do Santander da Avenida Getúlio Vargas. O ato denunciou a política de precarização adotada pelo banco espanhol, que lucrou R$ 13,872 bilhões em 2024, mas segue promovendo demissões, terceirizações e fechando unidades de atendimento.
Apesar do salto de 2,5 milhões na carteira de clientes em apenas um ano, o Santander fechou 247 agências e 166 postos de atendimento em 2024. A estratégia da empresa é empurrar a população para os canais digitais, ignorando quem não tem acesso à internet ou familiaridade com tecnologia. Enquanto isso, a receita com tarifas subiu 10,9%, somando R$ 22,6 bilhões — cobrando mais por menos serviço.
Além do desmonte no atendimento, o banco vem promovendo demissões em massa e substituindo trabalhadores por terceirizados que atuam como Pessoas Jurídicas. Essa prática reduz salários, retira direitos e sobrecarrega os poucos funcionários que permanecem. “Na categoria bancária é alarmante o número de quem está adoecendo. A conta não fecha. Menos gente, mais meta, é com certeza mais gente adoecida e mais gente afastada”, afirmou Elizângela Figueiredo, diretora do sindicato.

O modelo adotado pelo Santander é excludente e desrespeitoso com o Brasil. O lucro bilionário não pode justificar a destruição de empregos e o abandono do atendimento digno. O sindicato sempre estará se mobilizando para defender os direitos dos trabalhadores e o serviço bancário acessível e digno para toda a população.
Por João França
NOTÍCIAS - 09/05/2025
Sindicato participa da Conferência Ma...
NOTÍCIAS - 08/05/2025
Atenção nas compras do Dia das Mães: ...