Trabalhadores defendem fim da escala 6x1
O debate sobre o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho tem ganhado corpo nos últimos. A deputada federal Erika Hilton (Psol) reúne assinaturas de colegas para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que coloque fim ao modelo de 6 dias trabalhados por um de folga, que são as 44 horas semanais de trabalho.
A mudança seria imensamente benéfica para os trabalhadores, que teriam mais tempo para descansar e aproveitar a família.
“Os efeitos de uma jornada menor não beneficiam apenas a classe trabalhadora, mas o conjunto da sociedade e da economia nacional. A contratação pelas empresas de mais trabalhadores e trabalhadoras para cobrir as horas reduzidas contribuirá para a diminuição do desemprego e, consequentemente, para a melhoria geral da economia nacional”, destaca o presidente da CTB, Adilson Araújo.
O fim da escala 6x1 abre caminho ainda para a discussão sobre a semana de 4 dias, como foi pautado pelos bancários na campanha nacional deste ano.
Esta é uma demanda histórica do movimento sindical, que sempre reivindicou a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, como forma de garantir o lazer e a saúde dos trabalhadores, além da geração de mais postos de trabalho no país.
Fonte: FEEBBASE
Santander: COE cobra manutenção do po...
Com economia estável, brasileiro cons...