NOTÍCIAS - 12/07/2024

Caixas do BB em Feira de Santana participam de movimento contra a extinção de guichês de caixa

Nesta sexta-feira (12/07), os caixas do Banco do Brasil protagonizaram um movimento nacional marcado por um ato simbólico: vestidos de preto, os trabalhadores e trabalhadoras do banco público, incluindo os de Feira de Santana, expressaram luto contra a possível extinção dos guichês de caixa na instituição.

"Hoje, vestimos preto como um símbolo de luto e resistência. Não permitiremos que a extinção dos guichês de caixa avance, pois isso não só prejudica os trabalhadores, mas também afeta diretamente a qualidade do atendimento ao público. Estamos aqui para proteger nossos direitos e a função essencial que os caixas executivos desempenham", declarou Eritan Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana.

O protesto ocorre em meio a um cenário jurídico tenso, onde o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) em Brasília discute um recurso do Banco do Brasil contra uma decisão que protege a função de caixa executivo e garante a incorporação de gratificações salariais para profissionais com mais de dez anos de serviço.

A sentença inicial, favorecendo os trabalhadores, foi uma resposta à ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que trava uma batalha contínua com o banco desde a reestruturação anunciada em 2021, que incluiu o fechamento de agências e redução de postos de trabalho.

A funcionária do Banco do Brasil e diretora sindical, Raldete Setubal, também comentou sobre a manifestação: "O banco vem com essa atitude de desrespeitar a população, principalmente aqueles que não possuem acesso à internet, que são desbancarizados, que não sabem pagar um boleto ou fazer um PIX. Essa atitude nos faz sentir ultrajados e humilhados, sabendo que nosso serviço é fundamental e que a população tem o direito de escolher seu canal de atendimento."

 

Por João França - SEEBFS

Compartilhe