NOTÍCIAS - 10/06/2024

Bancários priorizam aumento real, emprego e PLR

Para 2024, as três principais prioridades econômicas da a campanha salarial dos bancários são aumento real nos salários (93%), maior PLR (Participação nos Lucros e Resultados) (63%) e reajuste maior no valor dos vales alimentação e refeição (51%). Estes foram os resultados da consulta nacional, que recebeu as respostas de 46.824 trabalhadores de todo o país, e que foram apresentados no domingo (09/06) na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.


Nas cláusulas sociais, 70% dos bancários apontaram a manutenção dos direitos como prioridade, 49% o emprego e 45% o combate ao assédio moral. Além disso, houve alta no percentual dos empregados que apontaram o assédio aumentou em relação à consulta do ano passado. Em 2023, foram 31%. Prova de que o tema é de extrema importância. Por isto, é fundamental manter a mobilização contra a prática. 


No que diz respeito ao financiamento da luta sindical, 92,4% acreditam que a responsabilidade deve ser de todos, já que as conquistas beneficiam toda categoria. Enquanto que apenas 6,8% acreditam que apenas os sócios devem se responsabilizar. 


Sobre assédio sexual, 33,4% relataram ter sofrido ou presenciado casos no local de trabalho. A cobrança excessiva de metas resultou em preocupação constante (67%), cansaço e fadiga (60%) e desânimo e vontade de não ir trabalhar (53%). O aumento no percentual de bancários que relataram é uma preocupação crescente. Sinal de alerta de que o assédio moral e sexual precisam ser combatidos no ambiente de trabalho bancários urgentemente. 

 

Fonte: SEEB - BA

Compartilhe