Santander apresenta proposta insuficiente e negociação não avança

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander rejeitou a proposta apresentada pelo banco em 1º de outubro para renovar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), por considerá-la insuficiente. Sem novas melhorias, a reunião terminou sem avanço, e os representantes dos trabalhadores aguardam a retomada das negociações.
A proposta previa manter as cláusulas vigentes, isentar trabalhadores com deficiência da coparticipação e ampliar os cursos contemplados pela bolsa-auxílio de estudos. O benefício seria reajustado para R$ 948,50, com bolsas destinadas também à segunda graduação, segunda pós-graduação e segundo MBA.
Para o banco de horas, o Santander propôs acesso aos registros de ponto e remuneração de 1,5 vez a hora aos sábados e domingos e em dobro nos feriados. Também apresentou a ampliação da Comissão de Conciliação Voluntária para atender qualquer trabalhador que procure o sindicato. Ambos os pontos dependem de validação da representação sindical.
Na Participação nos Programas de Resultados Santander (PPRS), o banco ofereceu ganho real de 1,2% e correção das faixas para 5,20%. A COE rejeitou o formato porque ele poderia resultar em pagamento inferior ao do ano anterior, contrariando a reivindicação de garantir um valor mínimo aos empregados
FONTE: feebbase
Sindicato orienta empregados da Caixa...
: Caixa confirma pagamentos para 20 d...
Outubro Rosa: informação e cuidado em...