NOTÍCIAS - 19/08/2026

Bancários vão paralisar nessa quinta

As agências bancárias de Feira de Santana não funcionarão nesta quinta-feira (20/08) devido à paralisação de 24 horas aprovada pelos bancários e bancárias durante a Campanha Nacional 2026. Na cidade, apenas os serviços de autoatendimento estarão disponíveis ao público. A mobilização ocorre em resposta à falta de avanços nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e acompanha um movimento realizado em todo o país.

Na base do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, a paralisação foi aprovada por ampla maioria. Em assembleia realizada na segunda-feira (17), 96,50% dos participantes votaram a favor do movimento.

A mobilização ganhou ainda mais força após a rodada de negociação realizada nesta terça-feira (18). Apesar da expectativa da categoria, a Fenaban não apresentou proposta de reajuste nem uma proposta global para as reivindicações dos trabalhadores. Os bancos informaram que pretendem apresentar uma nova proposta apenas na próxima segunda-feira (24).

Durante a negociação, a Fenaban chegou a retirar propostas anteriormente apresentadas, entre elas o reajuste salarial dividido por faixas, a diferenciação dos valores dos vales alimentação e refeição entre cidades e o congelamento do piso de ingresso para novos bancários. No entanto, nenhuma nova proposta concreta foi colocada na mesa.

Os representantes dos bancos também condicionaram a continuidade das negociações à suspensão da paralisação desta quinta-feira. O Comando Nacional dos Bancários recusou a condição e manteve a mobilização, entendendo que o movimento é justamente uma resposta à demora dos bancos em apresentar propostas que atendam às reivindicações da categoria.

Outro ponto de preocupação é a ultratividade da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mecanismo que garante a manutenção dos direitos previstos na convenção enquanto um novo acordo não é firmado. O Comando Nacional voltou a cobrar essa garantia, mas a Fenaban não concordou com a reivindicação.

A paralisação desta quinta-feira já vinha sendo construída pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e pelos sindicatos filiados. Antes das assembleias, uma plenária unificada atualizou a categoria sobre a Campanha Nacional e sobre as negociações específicas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Santander, além das discussões acompanhadas pelas comissões de empregados do Bradesco e do Itaú.

A orientação é ampliar a paralisação como demonstração da unidade da categoria e da cobrança por uma proposta que preserve direitos e valorize os trabalhadores. Em Feira de Santana, a adesão expressiva registrada na assembleia demonstra a disposição da categoria em participar do movimento nacional.

Compartilhe