Bancos privados seguram PLR até o limite do prazo

Mesmo já tendo divulgado o balanço nos primeiros dias de fevereiro, o Santander, Bradesco e Itaú só vão pagar a participação nos lucros e resultados (PLR) no dia 27 de fevereiro. A decisão repete a prática dos grandes bancos privados de deixar o crédito para o limite do calendário, mesmo com resultados robustos. A PLR, vale destacar, é fruto da luta histórica da categoria bancária e da organização do movimento sindical.
Os bancos públicos têm prazos diferentes para a quitação da PLR. Até o momento, apenas o Banco do Nordeste prometeu pagar em fevereiro, mas não definiu data. O Banco do Brasil vai pagar no dia 3 de março e a Caixa no dia 13 de fevereiro.
O benefício é calculado com base no resultado anual do banco e dividido em duas partes: a primeira é paga como antecipação até 30 de setembro do próprio ano, enquanto a segunda deve ser depositada até 1º de março do ano seguinte.
No Santander, os funcionários receberão também a remuneração semestral (PPE) e o Programa Próprio de Resultados Santander (PPRS), incluindo a parcela adicional, cujo valor foi reajustado para o pagamento deste ano para de R$ 3880,84.
No Itaú, além da PLR, os trabalhadores também poderão receber, na mesma data, eventuais diferenças relacionadas ao pagamento do Programa Complementar de Resultados (PCR), cujo crédito inicial foi realizado em setembro de 2025.
No Bradesco, o crédito previsto agora refere-se à segunda parcela da PLR de 2025 e já considera o abatimento da antecipação paga em setembro, que correspondeu a 54% do salário acrescido de um valor fixo. Nesta fase, será aplicada a regra básica, com fator de ajuste para garantir a distribuição linear de 5% do lucro líquido do banco entre os trabalhadores, além do pagamento de uma parcela adicional no valor de R$ 3.668,29. Essa parcela extra é calculada a partir da divisão de 2,2% do lucro líquido obtido pelo Bradesco em 2025 entre os bancários, respeitando o limite estabelecido na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Movimento sindical solicita o pagamen...
Resultado robusto do BB vem acompanha...
Participe da consulta sobre o projeto...