NOTÍCIAS - 17/09/2025
Protesto mobiliza empregados da Caixa por saúde digna

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e trabalhadores da Caixa do município se reuniram na agência 3802, no bairro Santa Mônica na manhã desta quarta-feira (17/09). O ato teve como foco a defesa do Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados, que sofre com o descumprimento do acordo coletivo e a imposição de um teto que limita a participação da empresa no custeio.
A reivindicação é clara: que a Caixa volte a arcar com ao menos 70% das despesas do plano, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A categoria também exige a derrubada do teto de 6,5% da folha de salários, imposto em 2017, ainda no governo Temer, e o reajuste zero nas mensalidades dos usuários. Segundo os trabalhadores, essa medida transfere cada vez mais custos para os bancários e ameaça a sustentabilidade do plano.
“Um teto que foi imposto em 2017 ainda no governo Temer e que nenhum governo desde então teve a coragem de retirar. Nosso plano de saúde é uma conquista social que foi ganhada diante de muita luta dos colegas ao longo dos anos”, afirmou Eritan Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e funcionário da Caixa.
Também presente no ato, o funcionário da Caixa, Júnior, destacou a importância da mobilização coletiva. “Convoco os colegas para que se unam. Nenhum movimento nasce grande, é sempre fortalecido. Quando o movimento nasce, a gente precisa ter fé que ele vai crescer e se fortalecer e no final a gente vai sair vitorioso”, disse.
NOTÍCIAS - 16/09/2025
9º Encontro da Juventude Bancária da ...