NOTÍCIAS - 21/08/2025

Estratégias de luta na Conferência Nacional

Consciência de classe, compromisso com o Brasil e protagonismo na luta não só corporativa, como política também, sempre foram características da categoria. Neste momento de ataques à soberania nacional, à democracia e aos direitos, entender a conjuntura para traçar estratégias inteligentes e eficazes é fundamental. Uma boa oportunidade para isto é a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece neste fim de semana em São Paulo. 

 


Desta sexta-feira a domingo (22 a 24/08), mais de 650 bancários de todo o Brasil se reúnem para definir as prioridades e o plano de lutas para o próximo ano. Da Bahia e Sergipe participam de 34 delegados e 14 convidados, eleitos na conferência, realizada em julho, em Salvador. 

 


Com o processo acelerado de demissões e fechamento de agências, sobretudo dos bancos privados, a defesa do emprego é pauta cara no evento. Também serão discutidos a implementação de novas tecnologias no sistema financeiro, ao adoecimento, discriminação e equidade, além de melhorias salariais e de rendas complementares.

 


Mas, diante da conjuntura nacional, é imprescindível ir além. Existem assuntos que interessam toda a sociedade, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e outras questões para reduzir a desigualdade tributária, jornada de trabalho, crédito pessoal e igualdade de gênero. 

 


Durante a conferência também será apresentado o resultado da consulta nacional, aplicada em bancários de todo o país. Mais de 33 mil trabalhadores responderam. Ferramenta importante para extrair um raio-x das demandas da categoria. 

 

Fonte: SEEBBA

Compartilhe