NOTÍCIAS - 26/05/2025

Saúde Caixa: Empregados querem melhorias na rede de atendimento

O grupo de trabalho do Saúde Caixa e o Conselho de Usuários realizaram uma reunião conjunta na quarta-feira (21), por videoconferência. No encontro, a direção da Caixa apresentou os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com os usuários do plano e os dados do Relatório de Administração 2024 do Saúde Caixa.

Os dados revelam um aumento na insatisfação dos empregados com o plano de saúde. Segundo a empresa contratada pela Caixa para aplicar a pesquisa, 33,8% dos usuários avaliaram negativamente o processo de solicitação de reembolso – índice superior ao registrado na pesquisa anterior, de 2023, que foi de 31,8%. O percentual de avaliações neutras nesse item passou de 12,5% para 11,43%.

Outros aspectos também apresentaram altos índices de avaliação negativa, como o relacionamento com o plano (28,5%) e a comunicação com os usuários (32,5%). A rede credenciada também segue como um ponto crítico: 21,8% dos entrevistados a avaliaram negativamente, e 26,6% deram uma resposta neutra, demonstrando desconfiança ou insatisfação parcial com os serviços prestados.

A pesquisa mostrou ainda um dado preocupante: 37,7% dos empregados disseram não perceber a importância do plano de saúde. Além disso, 29,6% consideram a possibilidade de deixar o Saúde Caixa. O principal motivo apontado por 38,8% dos entrevistados é o aumento do custo do plano. A rede credenciada insuficiente foi apontada por 15,1%, enquanto 11,7% disseram que a qualidade dos profissionais da rede motivaria a saída.

Esses resultados reforçam a necessidade das pautas defendidas pelo movimento sindical, que cobra o fim dos reajustes na mensalidade e medidas efetivas para melhorar o atendimento, como a ampliação da rede credenciada. Entre as propostas está a reativação dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento, fundamentais para dar mais capilaridade e agilidade ao plano.

Durante a reunião, a Caixa também apresentou o Relatório Administrativo 2024 do Saúde Caixa. Os representantes dos empregados destacaram a relevância do material apresentado, mas defenderam a criação de grupos de trabalho específicos para aprofundar a análise dos dados e discutir soluções para os problemas apontados.

Compartilhe