NOTÍCIAS - 20/01/2025
Caixas do Banco do Brasil lutam por respeito e valorização
Na quinta-feira (16), sindicatos de todo o país se uniram em uma mobilização nacional em defesa dos profissionais que desempenham a atividade essencial de caixas no Banco do Brasil. Sob a hashtag #BBRespeiteosCaixas, trabalhadores e entidades representativas chamaram atenção para o desrespeito e a precarização enfrentada por esses profissionais, que lidam diariamente com sobrecarga de trabalho, desvio de função e acúmulo de tarefas, problemas agravados pela reestruturação que extingue vagas no cargo.
A situação é alarmante: enquanto o banco promete realocar os trabalhadores que perderam suas funções e atender às demandas da campanha salarial, muitos caixas permanecem sem resposta, e os clientes enfrentam dificuldades no atendimento. Guichês essenciais para aqueles que não utilizam canais digitais estão desaparecendo, prejudicando especialmente os mais vulneráveis, como idosos e populações carentes.
O movimento sindical já cobrou explicações sobre a interrupção da gratificação e o descumprimento do acordo coletivo.
A mobilização é um chamado à responsabilidade do Banco do Brasil, que deve valorizar seus funcionários, respeitar os direitos trabalhistas e assegurar um atendimento de qualidade aos clientes, em conformidade com as normas do Conselho Monetário Nacional. Para os sindicatos, a luta continua: garantir condições dignas aos caixas é preservar a dignidade e o acesso de toda a população ao sistema bancário.
Por João França
NOTÍCIAS - 20/01/2025
Fake News: uma ameaça à democracia
NOTÍCIAS - 20/01/2025
O Brasil deve crescer mais de 2% este...
NOTÍCIAS - 20/01/2025
Redução do crédito para apostadores d...