NOTÍCIAS - 07/01/2025

Aposentados do Itaú merecem plano de saúde justo

Atualmente, os bancários aposentados do Itaú estão enfrentando dificuldades com o plano de saúde. Por isto, o movimento sindical planeja campanha para lutar pela garantia dos mesmos direitos dos trabalhadores da ativa. 


O banco impõe aos empregados em aposentadoria, justamente o período que mais necessitam de assistência médica, a migração de um plano de saúde familiar, o mesmo do pessoal da ativa, para um individual, sem a contribuição da empresa na mensalidade. 


Com a mudança, na modalidade mais básica, o plano chega a R$ 1.929,00 por pessoa. No caso de um casal, o gasto se aproxima de R$ 4 mil mensal. Total absurdo o Itaú impor algo deste tipo. 


Na prática, o banco ignora totalmente a Lei 9.656/98, que regulamenta planos de saúde privados, e prevê que o trabalhador possa manter o convênio médico empresarial após 10 anos de contribuição, desde que assuma integralmente a mensalidade. Só que a empresa, além de não indicar o valor da contribuição do bancário na ativa, cobra valor de mercado. 


O assunto é tema de debate até no MPT (Ministério Público do Trabalho). Na próxima segunda-feira (13/01), a direção do Itaú deve se reunir com a representação dos trabalhadores para tratar do tema.
 

Fonte: SEEB BA

Compartilhe