Empregados de bancos públicos seguem em campanha salarial

Após 24 horas de votação, encerrada às 20h desta quinta-feira (05/09), os trabalhadores dos bancos privados aprovaram a contraproposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), conforme orientação do Comando Nacional. No entanto, os funcionários do Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal com base em Feira de Santana rejeitaram a proposta e decidiram continuar em campanha salarial, com possibilidade de greve.
A proposta aprovada pela maioria da categoria prevê um reajuste de 4,64% nos salários e benefícios, com um INPC estimado em 3,91% para o período de setembro de 2023 a agosto de 2024, garantindo um ganho real de 0,7%. O acordo também inclui aumento real de 0,6% para 2025.
Em Feira, 85,22% dos empregados de bancos privados aprovaram a proposta, enquanto 71,43% dos trabalhadores do Banco do Nordeste (BNB), 77,24% da Caixa, 100% do BRB e 61% dos funcionários do Banco do Brasil rejeitaram a proposta.
O Sindicato vai publicar um edital para convocar todos os trabalhadores bancários da base territorial do sindicato, incluindo Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para uma assembleia geral extraordinária no dia 09, às 18h, realizada de forma virtual pela plataforma Zoom. A plenária será seguida de votação remota, das 19h às 22h, para deliberar sobre a deflagração, ou não, de uma greve geral.
Sindicato participa da Marcha da Clas...
Banco do Nordeste aumenta em 60% valo...