NOTÍCIAS - 24/07/2024

Saúde é o que interessa na negociação com a Fenaban

Há muito tempo o movimento sindical denuncia que o adoecimento dos bancários é resultado da pressão pelo cumprimento de metas abusivas. Saúde e condições de trabalho, com destaque para a política de metas praticadas pelos bancos, estarão no centro dos debates da quarta rodada de negociações da campanha salarial, nesta quinta-feira (25/07), em São Paulo. 


 

Os dados relacionados às doenças que acometem à categoria são preocupantes, especialmente por conta da pressão por metas absurdas e assédio moral. No total, 80% dos trabalhadores tiveram problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano e quase metade estavam em acompanhamento psiquiátrico.


 

O Comando Nacional dos Bancários vai cobrar respostas da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na mesa de negociações. Dos empregados que estavam em acompanhamento psiquiátrico, 91,5% utilizavam medicações prescritas pelo psiquiatra e 64,4% estavam em outros tipos de acompanhamento médico.


 

Além da saúde mental, as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ainda estão entre as principais causas de adoecimento e de afastamento da categoria. Só em 2022, 21,1% de todos os acidentes de trabalho sofridos por bancários e reconhecidos pelo INSS foram relacionados com doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo e 14,5% relacionados aos transtornos nervosos.

 

Fonte: SEEB - BA

Compartilhe