NOTÍCIAS - 20/06/2024

Campanha: calendário de negociação definido

Com o início do processo negocial confirmado para quarta-feira (26/06), quando o Comando Nacional senta pela primeira vez na mesa com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para discutir a renovação do Acordo Coletivo, a campanha salarial entra em fase final e decisiva. 
 

Para garantir êxito nas negociações, é fundamental que a categoria esteja em elevado nível de mobilização, unificada e disposta a lutar com todas as forças e armas pela pauta de reivindicações. Até porque, o sistema financeiro, disparadamente o setor mais lucrativo da economia brasileira, tem plenas condições de atendê-la.
 

Ano passado, somente os quatro maiores bancos em operação no Brasil - Itaú, Bradesco, BB e Caixa - lucraram juntos R$ 144 bilhões. É muito dinheiro, portanto têm plenas condições de repor as perdas do período, dar 5% de aumento real, manter os empregos, elevar a PLR, os vales alimentação e refeição, além das demais demandas prioritárias da categoria, como fim das metas abusivas, dos assédios moral e sexual.
 

O calendário de negociação prevê ainda rodadas dias 2, 11, 19 e 25 de julho, 6, 13, 20 e 27 de agosto. Agora, é bom lembrar que os bancos só cedem sob pressão. Então, o caminho é a mobilização.

 

Fonte: SEEB-BA

Compartilhe