NOTÍCIAS - 07/02/2024

Extrema-direita sofre derrota significativa na Argentina

Após 11 horas de sessão, a "Lei de Bases e Pontos para a Liberdade dos Argentinos" retornou ao estágio inicial para discussão na comissão legislativa do Congresso Argentino na terça-feira (6/2). O retorno representa uma derrota para o governo Milei, já que é a primeira vez na história do país que um texto já aprovado no plenário volta para uma instância anterior.
 
Conhecida também como Ómnibus, artigos do projeto de Javier Milei que sofreram a recusa estipulam privatizações de empresas públicas e "superpoderes" ao ultradireitista, que se mostra engajado em favorecer os mais ricos e explorar os mais pobres num modelo de destruição de direitos trabalhistas.
 
Em janeiro, a Câmara Nacional de Apelações do Trabalho da Argentina suspendeu uma reforma trabalhista inconstitucional decretada por Milei, já que não passou por votação no Congresso.
 
A discussão do projeto deve retomar esta semana texto nas comissões de Legislação Geral, Orçamento e Assuntos Constitucionais antes de retornar ao plenário.
 
Por João França - Sindicato dos Bancários de Feira de Santana

Compartilhe