Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

BANCOS AUMENTAM OS LUCROS COM A DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Ícone Calendário17/01/2020
BANCOS AUMENTAM OS LUCROS COM A DIGITALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS


 

 

Os bancos continuam investindo no atendimento digital. Os cincos maiores bancos do país aderiram fortemente à inteligência artificial e estão usando cada vez mais a tecnologia, principalmente via telefone celular, nos serviços oferecidos aos clientes.

De acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), os bancos já gastaram R$ 97,7 bilhões desde 2014, especialmente em software (conjunto de componentes de um computador ou sistema de processamento de dados), mas o retorno é rápido e garantido. Só nos primeiros 9 meses de 2019, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander lucraram R$ 75,9 bilhões, com tendência de ganhos recordes em todo o ano.

No entanto, a disseminação destes serviços tem provocado uma onda de demissões de bancários, redução no número de agências e cada vez menos atendimento na boca do caixa. Os banqueiros chamam esse processo de reestruturação. Os trabalhadores sabem que o pesado investimento em novas tecnologias significa mais desemprego e os clientes também são prejudicados.

 

Hoje, os clientes são obrigados a fazer grande parte do serviço bancário, seja em casa ou no auto atendimento. A adesão ao auto serviço nem sempre é voluntária, uma vez que as agências disponibilizam um número cada vez menor de funcionários para atender à população e as filas são cada vez maiores.

Os bancários também sofrem com a diminuição do quadro de pessoal, sendo obrigados a acumular um número cada vez maior de tarefas para dar conta da demanda. O resultado é o aumento de afastamento por problemas de saúde na categoria, fruto da cobrança e da precarização das condições de trabalho.  Na prática, só os bancos ganham com a digitalização dos serviços.

Fonte: SEEB/Ba

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO