As incertezas vividas nas agências bancárias rondam e adoece os ..." /> Sindicato dos Bancários - TERROR INVISÍVEL QUE ADOECE A CATEGORIA BANCÁRIA

Notícias

Notícias

TERROR INVISÍVEL QUE ADOECE A CATEGORIA BANCÁRIA

Ícone Calendário22/10/2019
TERROR INVISÍVEL QUE ADOECE A CATEGORIA BANCÁRIA

 

 

As incertezas vividas nas agências bancárias rondam e adoece os trabalhadores diariamente. O medo do desemprego, a perda de função e descomissionamento, realização de serviços múltiplos, o receio de não se adaptar a novas tecnologias, o caos político e econômico que o país enfrenta, metas abusivas e o assédio moral são exemplos que causam aumento dos transtornos mentais como ansiedade, depressão e a síndrome de  burnout, invisíveis a olho nu, mas que se constituem como doenças psicológicas.

De acordo com o levantamento feito pela International Stress Management Association, ano passado, nove em cada 10 brasileiros que estão no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade e cerca de 47% sofrem de depressão. Outro dado apresentado pela Talenses Executive revela que 70% dos executivos que ocupam cargo de chefia já apresentaram algum transtorno mental relacionado ao trabalho.

Na categoria bancária, segundo dados do INSS, os transtornos mentais superaram as lesões por esforços repetitivos e os distúrbios osteomusculares. Em 2013, as doenças psicológicas se tornaram a principal causa dos funconários se afastarem para tratamento de saúde.

As reestruturações dos bancos juntamente com cobranças abusivas agravam o adoecimento dos trabalhadores. Com o avanço tecnológico, bancários se vêem na obrigação de estarem sempre conectados para tomar decisões importantes, mesmo quando estão de folga.

A saída é encarar o adoecimento psicológico e traçar metas para reduzir o estresse dos trabalhadores, assim como as pressões vividas no interior do banco. Por parte dos gestores, é necessário parar de tratar os transtornos mentais como algo que não existe. Outra medida é lançar políticas de conscientização para eliminar o preconceito e mostrar que não se trata de fraqueza, falta de equilíbrio emocional e muito menos loucura.

Fonte : SEEB/Ba

 

 

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO