Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

SINDICATO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

Ícone Calendário10/07/2019
SINDICATO PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

 

A abertura oficial da 10ª Conferência Estadual de Saúde foi realizada na manhã desta segunda-feira (8) para um público de cerca de duas mil pessoas. No evento encerra nesta quarta-feira (10) e que reúne diversos setores da sociedade como: usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores e gestores da área de saúde, além da Diretora de Saúde do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Conceição Rebouças, que  representou os bancários de Feira.

O evento que está sendo realizado pelo Conselho Estadual de Saúde e tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde

A conferência, na sua abertura, discutiu o tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’, que teve coordenação do professor da Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Paim.

A Conferência é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde com participação do controle social onde se discute a política estadual e nacional de saúde. Ao final, o relatório da etapa estadual e as 21 diretrizes do Estado da Bahia serão encaminhadas para a Política Nacional de Saúde.

Conceição Rebouças falou sobre a  importância da Conferência. “Nesse momento onde o governo de extrema direita corta os investimentos, a Bahia dá demonstração de como está preocupante o problema de saúde no Brasil. A categoria bancária está entre as mais afetadas por doenças ocupacionais, principalmente as psicossomáticas, devido ao estresse e a sobrecarga imposta pela redução da categoria e a busca frenética dos banqueiros pelo aumento dos lucros.  Essas medidas de sucateamento do SUS vem promovendo um caos na vida dos trabalhadores que são obrigados a retornarem para o local de trabalho sem as menores condições para isso, piorando ainda mais o seu adoecimento. É desumano o que o governo tem feito com os trabalhadores.” Alertou a Diretora de Saúde.

A abertura teve a participação do médico Drauzio Varella, convidado para falar sobre Saúde Pública. Ele ponderou que eventos como a conferência ajudam na elaboração das políticas de saúde. “O Brasil não tem política de saúde porque a cada 10 meses o ministro da pasta é trocado. Com essa mudança os estados ficam perdidos no que se refere à política nacional de saúde. A Bahia tem a felicidade de ter o mesmo secretário de saúde há cinco anos e isso resulta num trabalho consistente”.

 

Fonte: SEEB/Ba

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO