. No encontro, realizado nesta quarta-feira (21/8), em São Paulo, o banco inglês ..." /> Sindicato dos Bancários - HSBC PROPÕE ACORDO ADITIVO E NEGOCIAÇÃO APÓS CAMPANHA
Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

HSBC PROPÕE ACORDO ADITIVO E NEGOCIAÇÃO APÓS CAMPANHA

Ícone Calendário22/08/2013

 

. No encontro, realizado nesta quarta-feira (21/8), em São Paulo, o banco inglês firmou acordo específico para formalizar conquistas importantes dos trabalhadores, como o plano de saúde e odontológico com duas operadoras, direito a folgas por tempo de casa e no dia do aniversário, adiantamento salarial, no caso das férias, em até cinco parcelas e bolsa educacional.

negociacao HSBC 2

Sobre a PPR, o banco admite que o programa esteja desvinculado da PLR da CCT dos bancários e, portanto, não efetuará a compensação entres os dois programas distintos. Mas não aceita incluir esses termos no acordo nem estabelecer negociação direta com as entidades sindicais para construção do programa neste momento. O HSBC negou também a reivindicação referente ao CPK - reembolso de combustível, dizendo que não pode aplicar qualquer reajuste sobre os R$ 0,46 praticados atualmente.

A empresa se comprometeu a continuar os debates após a campanha salarial de questões como: acesso ao sistema RH do banco pelos sindicalistas, divisão do salário antecipado em férias em até 10 vezes, fim das cobranças de meta das áreas internas, fim dos gerentes administrativos tomando conta de mais de uma agencia bancaria, aumento da parte do banco nos planos de previdências privadas que hoje é 0,50% para a maioria dos funcionários, além da inclusão dentre as cláusulas do ACT do direito de todos os admitidos até 31.12.2012 de permanecerem com seu plano de saúde nos casos de aposentadoria, uma vez que contribuíram para o plano nos termos da norma 279 da ANS.

Para o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Venas, que participou da negociação, a reunião teve alguns pontos positivo, no que diz respeito ao canal de negociação aberto com o banco, mantendo a cobrança das reivindicações da minuta especifica entregue em reunião anterior. No entanto, o HSBC manteve a postura defensiva e sem muitas novidades em relação a diversos temas de interesse dos trabalhadores, como o fechamento de agências e demissão de bancários. "Acho esta postura do banco preocupante e só aumenta o clima de insegurança dos funcionários", ressaltou.

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO