Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA REFORMA QUE ATINGE TAMBÉM OS APOSENTADOS

Ícone Calendário09/04/2019
 TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA REFORMA QUE ATINGE TAMBÉM OS APOSENTADOS

 

Centrais Sindicais, Sindicatos, Movimentos Sociais e diversos segmentos da sociedade fizeram, na última sexta (05), protestos e manifestações nas agências do INSS contra a “reforma da previdência” proposta pelo governo Bolsonaro.

Em Feira, os manifestantes se dividiram nas três agências do órgão da cidade. Os bancários protestaram em frente à agência principal de Feira de Santana, localizada na Av. Getúlio Vargas, onde funciona também a superintendência do órgão.

Nos atos, os trabalhadores distribuíram panfletos esclarecendo dúvidas sobre os malefícios contidos na proposta e também alertando a população para o impacto negativo que ela  causará.

O regime de capitalização proposto pela equipe econômica do governo pode levar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) à falência e atingir, inclusive, aqueles que já estão aposentados. O órgão é responsável por 70% das aposentadorias no Brasil.

A capitalização propõe que cada trabalhador se torne responsável por poupar para a aposentadoria, o que resulta em uma desidratação da Previdência. O trabalhador de hoje paga o benefício do aposentado, mas se a reforma passar, a Previdência não terá como se sustentar.

O RGPS (Regime Geral da Previdência) foi responsável por 93,5% dos benefícios concedidos em 2017. Desse total, 68,4% correspondem a aposentadorias do INSS.

Esse é um mercado muito cobiçado pelos banqueiros e empresas de previdência privada. Estão ávidos por este público, mas o governo precisa levar em consideração que o modelo afundou a economia de muitos países e empurrou idosos para o limbo financeiro.

Outros movimentos estão sendo encaminhados nas reuniões que acontecem todas as terças-feiras, das 16 às 18 horas, na sede do sindicato.

Participe!!

Fonte: SEEB/Feira

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO