Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER MARCADO COM VÁRIOS ATOS.

Ícone Calendário09/03/2018
DIA INTERNACIONAL DA MULHER MARCADO COM VÁRIOS ATOS.

 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa quinta-feira (8), foi marcado por atos em diversas cidades do país. Em Feira de Santana o ato foi realizado em frente a Prefeitura, com participação de artistas da terra e trabalhadoras de várias categorias, dali as mulheres saíram em marcha  percorrendo as  ruas principais da cidade denunciando e protestando contra a discriminação sofrida. O evento conclamou os diferentes setores da luta feminista pelo fim da violência contra a mulher, contra o racismo, machismo, ódio religioso, etc.

A data, este ano, teve como tema Mulheres: resistir e transformar! em diálogo com o Fórum Social Mundial, que acontece de 13 a 17 deste mês, em Salvador. Como de costume, a diretoria do Sindicato dos Bancários participou do ato público organizado pela Frente Brasil Popular, e, após o movimento, percorreu todas as agências e departamentos bancários da cidade parabenizando as MULHERES BANCÁRIAS pela passagem do seu dia, ao tempo em que distribuía rosas às bravas e aguerridas companheiras. Já na sexta(09), à noite, foi realizado nas dependências do Clube dos Bancários, um Rappy Hour com a cantora feirense Raquel Reis, onde as mulheres foram as homenageadas.

Bancos discriminam. Mulheres ganham menos

A desigualdade de gênero é nítida na categoria bancária. Pesquisa do Emprego Bancário, feita com base em dados do Caged, no mês de janeiro, revela que a média salarial das mulheres demitidas é 24% menor do que a dos homens. Entre as admitidas, a desigualdade salarial se acentuou. A diferença é de 28% para os bancários contratados.

O levantamento mostra ainda que os bancos contrataram 2.599 bancários no primeiro mês do ano e desligaram 1.947. Saldo positivo de apenas 652 novos postos de trabalho. Muito pouco para o setor que mais lucra no país. Só no ano passado, foram mais de R$ 60 bilhões.

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

O QUE VC ACHA DO GOVERNO TEMER ?