Sindicato dos Bancários - DIA DO BANCÁRIO COMEMORADO COM MANIFESTAÇÕES E VISITAS AS AGÊNCIAS

Sindicato Classisista e de Luta fale conosco
Notícias

Notícias

DIA DO BANCÁRIO COMEMORADO COM MANIFESTAÇÕES E VISITAS AS AGÊNCIAS

Ícone Calendário29/08/2013

 

 

 

 

As manifestações promovidas pelo Sindicato dos Bancários de Feira de Santana em frente as agências bancárias localizadas na Rua conselheiro Franco (centro financeiro da cidade),além de chamar a atenção da sociedade para o descaso dos bancos com os problemas enfrentados nas unidades, a categoria, uma das mais organizadas do país, também comemorou o Dia do Bancário.

 

Com discursos através de carro de som, os dirigentes denunciavam os maus tratos sofridos pela clientela em conseqüência da diminuição freqüente do quadro de empregados no setor,  discriminação e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor Bancário no Brasil.

 

Sobrecarga de trabalho, pressão por metas, assédio moral são apenas alguns dos problemas vivenciados diariamente pelos funcionários do setor mais lucrativo da economia e chamados a atenção em todas as manifestações feitas pelo Sindicato.

 

 A categoria vem encolhendo demais desde a década de 90. Há pouco mais de 20 anos, o país tinha quase 1 milhão de bancários. Hoje são pouco menos de 500 mil.

 

 Assim como o quadro de funcionários, o salário também continua baixo, principalmente se comparado ao lucro líquido dos bancos. Se antes os ganhos ficavam na casa do milhão, hoje, ultrapassam, e muito, o bilhão. Para se ter ideia, as principais organizações financeiras em atividade no Brasil tiveram lucratividade de cerca de R$ 30 bilhões no primeiro semestre deste ano.

 

 Data marcada por luta        

 

O Dia 28 de agosto lembra a greve histórica de 69 dias, ocorrida em 1951. Na época, os bancários exigiam 40% de reajuste salarial, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.

 

 Mas banqueiro sempre teve a mão fechada, e, para variar, ofereceram apenas a reposição da inflação. Contra a intransigência, a categoria cruzou os braços por mais de dois meses. Mesmo sob repressão, os trabalhadores foram em frente e seguiram com o movimento mais forte da história até então.

 

 A greve acabou somente no dia 5 de novembro, quando foi conquistado reajuste de 31%, além da extinção do trabalho aos sábados. Fatos históricos. É em homenagem à coragem e a união dos funcionários do setor, que, em 28 de agosto, se comemora o Dia do Bancário.

 

 Mas, a trajetória da categoria é de lutas contínuas. Graças ao poder de mobilização, os bancários conquistaram a jornada de seis horas, a Convenção Coletiva de Trabalho e ainda contribuíram para a redemocratização do país. Agora, é preciso manter a unidade para avançar nas conquistas.

 

Os dirigentes do Sindicato visitaram cada bancário no interior das unidades levando uma lembrança oferecida pela entidade como é de costume no dia 28 de Agosto,  pela passagem do dia da categoria.

 

SEMANA DO BANCÁRIO

 

Seguindo a programação que teve o início no último domingo(25) quando foi realizada uma corrida rústica, o Sindicato promoveu no dia 28 (DIA DO BANCÁRIO) na quarta( 29), Palestra no Auditório 05 do CDL(Matriz) onde o Dr. Augusto Vasconcelos  proferirá sobre Sistema Financeiro e seus reflexos para clientes e bancários, no dia 30 será a vez da Festa do Bancário com Galeguinho SPA e Willian de Castro nas dependências do Clube dos Bancários e no domingo (1ºsetembro), a semana será encerrada com um Dia Esportivo com torneio de futsal O BANCÁRIO e show ao vivo com a cantora Bárbara Nunes e Banda. Participe, traga seus dependentes e convidados para esta grande confraternização bancária.

 

Fonte: SEEB/Ba

 

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO