Um dos principais itens da pauta é a ..." /> Sindicato dos Bancários - FENABAN MINIMIZA O EMPREGO, DE NOVO
Notícias

Notícias

FENABAN MINIMIZA O EMPREGO, DE NOVO

Ícone Calendário16/08/2013

Um dos principais itens da pauta é a terceirização. O PL 4330, que regulamenta a prática, tem previsão de votação para o dia 3 de setembro.

 

Questionada sobre o que mudaria nas agências se o projeto fosse aprovado e se a intenção era terceirizar todos os serviços, a federação ironicamente disse que não sabia e afirmou que a terceirização feita pelos bancos é lícita, possível e necessária.

 

A prática beneficia apenas as empresas, pois reduz custos, retira direitos e precariza o trabalho. Sem pestanejar, durante a rodada desta sexta-feira (16/08), a Fenaban disse que o PL inova com as proteções e garantias para o prestador de serviço e o tema não interfere na mesa de negociação, ou seja, nada feito.

 

Diante do impasse, a categoria vai ampliar a mobilização para derrubar o projeto. As ações estão marcadas para quinta-feira (22/08) e o dia 30 de agosto. Outro ponto de divergência diz respeito aos correspondentes bancários, criados inicialmente para suprir a demanda dos locais onde não há condições de ter uma agência. Hoje, os bancos abusam da abertura dos correspondentes para cortar gastos, inclusive, muitos estão localizados ao lado das agências.

 

A Fenaban afirmou que o fato não impede que o número de unidades bancárias cresça e que se o Banco Central permitiu, não deve haver restrição de local. Por fim, foi categórica ao dizer que nada muda em relação ao item.

 

O secretário-geral da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, presente na reunião, avalia a rodada como negativa. “O sentimento é que, mais uma vez, os bancos, não estão tratando com seriedade as reivindicações”. O dirigente ainda lembra que em diversas oportunidades a Fenaban alega que muitas das causas devem ser tratadas nas mesas temáticas.

 

Jornada de trabalho

O Comando defende a jornada de 5 horas, gerando dois turnos de trabalho. Os bancários denunciaram ainda a jornada estendida, praticada por diversas organizações financeiras. Mais uma vez, não houve avanço.

 

Fonte: SEEB/Ba

 

 

Parceiros

Parceiros

  • Contraf
  • Federação dos Bancários
  • Bancários Classistas
  • AFBNB
  • Fenae
  • Vermelho
  • ANABB
  • CTB
Enquete

Enquete

PARA VC O GOVERNO BOLSONARO